(11) 94386-8647 (Whatsapp)

João Francisco R. Brotas

Autor

Nasceu aos 29 dias do mês de setembro de 1952, na cidade de Sorocaba/SP. Ingressou nas fileiras do Exército como recruta em 1971, no 2º RO 105, Itu-SP. Recebeu todas as promoções sucessivas até galgar o posto de Capitão, em 2005.
Principais condecorações militares: Medalha Militar de Ouro, pelos mais de 30 anos de bons serviços prestados ao Exército Brasileiro; Medalha do Mérito Amazônico, por relevantes serviços prestados na região amazônica; e Medalha Corpo de Tropa, por relevantes serviços prestados em unidade de combate do Exército.
Condecorações civis: diploma Jorge Narciso de Matos, como personalidade de destaque, no ano 2002, concedido pela Câmara Municipal de Votorantim; título de cidadão emérito, no ano de 2005, outorgado pela Câmara Municipal de Sorocaba; colar cruz do Alvarenga e dos heróis anônimos, pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, no ano 2016. Melhor cronista de atualidades, enquete realizada pelo jornal ROL, em 2017.
Atualmente exerce as seguintes funções: membro da Academia Votorantinense de Letras, Artes e História; presidente do Gabinete de Leitura Sorocabano; colunista da Gazeta de Votorantim e do jornal ROL – Itapetininga; diretor de relações públicas do NUPEP – Núcleo de Pesquisas Psíquicas de Sorocaba; apresentador do programa Minuto de Reflexão, na TV Com Sorocaba e na TV Votorantim.
Autor dos livros: Crônicas do Capitão (2013); Convite à Reflexão- relatos e crônicas (2015); Simplesmente Crônicas (2017).

Livros